Tree, Your Life

Tree, Your Life

Estávamos em 2014, tinha acabado de me casar e sentia que se fechava um ciclo na minha vida, pelo menos a minha organização mental tinha estruturado a minha vida para que assim fosse. Após o meu casamento e com a estabilidade profissional da minha esposa chegava a altura de subir um degrau na minha própria vida profissional, tinham sido 6 anos muito importantes na Glintt HS que me proporcionaram tudo aquilo que conquistara na vida mas a crise económica de 2010 aliada à estrutura organizacional da empresa não me permitiam outros patamares e fui obrigado a procurar alternativas. Nessa procura senti necessidade de mostrar mais habilidades profissionais para além das adquiridas em ambiente laboral e demonstrar outra capacidade à minha futura empresa.

Este site já existia. Na época era apenas uma apresentação pessoal com alguns trechos da minha história e os meus curriculums que rapidamente atualizei. Mas a minha intenção era desenvolver uma aplicação numa tecnologia mais recente que aquela que usava na Glintt HS (Oracle Forms e Reports + PL/Sql). Daí dei expressão a uma ideia já antiga de desenvolver uma aplicação de gestão de uma coleção numismática, uma das minhas paixões há já vários anos, desde muito novo.

Como tudo aquilo que penso construir, na base da receita está sempre o conceito que possibilite a quem faça uso das minhas criações que as faça dentro da minha filosofia, só assim acho que as pessoas irão tirar partido por completo delas. Então procurei o conceito por trás da minha criação e esse conceito na verdade é muito simples e está a cada dia que passa mais enraizado nos meus valores, a organização. A organização é para mim um dos elementos mais importantes da nossa atuação como seres humanos. Antes de tudo devemos organizar, devemos estruturar as nossas ideias, pensar e perceber. Tal como um jogo de xadrez, se não tivermos um pensamento estruturado com todos os detalhes das nossas ações a probabilidade de que algo de errado aconteça é maior. Não adianta começar a limpar antes de organizar, não adianta fazer antes de pensar. Na verdade muitos de nós já está programado para agir desta forma sem se aperceber, organiza o seu smartphone antes de usar, as suas fotos antes de desfrutar delas, quem não se lembra de programar a TV e a primeira coisa a fazer era organizar os canais? Só após essa ação é que era possível sentar para ver um filme. Este é um dos meus principais conceitos.

E ainda antes de conhecer o conceito por trás do diagrama de mapa mental ou “mind map” já a minha estruturação era feita em forma de árvore. Foi daí que apareceu o conceito de Tree, Your Life. A estratégia passou pela criação de um site (treeyourlife.com) com este conceito, a criação do logotipo que espelha bem esse conceito e a criação da primeira aplicação que iria ajudar todos aqueles que partilhavam essa paixão pela organização e gostavam de colecionar moedas, CoinsTree. A aplicação foi construída para Mac OS provavelmente em menos de 1 ano e entrou na App Store da Apple, o conceito foi posto em prática e mudei de emprego em 2015, mas essas são outras histórias que contarei mais tarde.

Hoje já não existe site e a aplicação conto dar um jeitinho e partilhar aqui um dia, mas o conceito continua na minha vida e vou aproveitar o site para ir explicando com casos práticos da minha vida em que realmente consiste. Tree, Your Life, é um dos lemas mais importantes da minha vida e uma das maiores batalhas que travo com a minha esposa. Pensem naquelas pessoas que se encontram num evento maravilhoso e perdem tempo a tirar fotografias ao invés de desfrutar, pensem o quão importante seria poderem tirar todas as fotos primeiro e depois relaxarem e desfrutar do evento. Para mim Tree, Your Life é isso mesmo. Gosto de ter todas as minhas coleções organizadas para melhor desfrutar delas, a minha roupa organizada para que consiga tomar as melhores decisões antes de me vestir, o meu smartphone organizado para que não perca tempo desnecessário sempre que precisar dele, as minhas fotos organizadas para que encontre facilmente o que pretenda e que nunca perca nenhuma importante, etc.

Mas Tree, Your Life, é apenas um conceito, sem exageros e que me possa apoiar no dia a dia. A ideia é que ele nos possibilite desfrutar mais da vida, se estamos a perder mais tempo com o conceito do que com o prazer então o conceito está mal aplicado.

Voltar